Economia

Fluxo nos aeroportos do País cresce 23,6% em janeiro

Rio - O movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros aumentou 23,69% em janeiro na comparação com janeiro de 2009, segundo dados informados hoje pela Infraero, em seu site na internet. O crescimento foi maior nos voos domésticos, que apresentaram alta de 25%. Nos voos internacionais, o aumento foi de 13,4%.   Já o volume de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Rio - O movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros aumentou 23,69% em janeiro na comparação com janeiro de 2009, segundo dados informados hoje pela Infraero, em seu site na internet. O crescimento foi maior nos voos domésticos, que apresentaram alta de 25%. Nos voos internacionais, o aumento foi de 13,4%.

Já o volume de cargas transportadas aumentou 15%, puxado pelo transporte internacional, que cresceu 43%; no doméstico foi registrada uma queda de 7,51%.

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, apresentou crescimento de 23% no movimento de passageiros. No Aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio, foi verificada uma queda de 4,8% no total de passageiros. O bom resultado geral é atribuído por analistas à recuperação do setor, que no início do ano passado teve resultados muito ruins ainda por conta da crise financeira internacional.

Iata

A Iata (International Air Transport Association), associação que reúne as principais empresas de aviação do mundo, também divulgou hoje seus números sobre crescimento do setor em janeiro de 2010. O movimento de passageiros aumentou 11% na América Latina na comparação com janeiro de 2009, porcentual apenas menor que o verificado no Oriente Médio, onde houve um crescimento de 23,6%. No total, houve um aumento de 6,4% no volume de passageiros transportados no mundo.

De qualquer modo, apesar da alta, diz a nota da Iata, "o mercado de transporte aéreo ainda não conseguiu voltar aos níveis do início de 2008; permanecendo ainda 2% abaixo daquele patamar". O transporte de cargas está ainda pior, entre 3% e 4% abaixo dos bons resultados de dois anos atrás, como informa a Iata.

Segundo a associação, houve "grandes diferenças geográficas" nos resultados das companhias aéreas. Nesse contexto, as empresas aéreas da América do Sul e do Oriente Médio, em menor proporção; e da Ásia, em maior intensidade, foram mais bem-sucedidas porque sentiram menos os impactos da crise.

A ocupação das aeronaves na América Latina foi de 80% em janeiro de 2010; a maior registrada. Em seguida, ficaram Ásia e América do Norte, com, respectivamente 78% e 77,6% de ocupação.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteInfraestruturaTransporte e logísticaAmérica LatinaDados de Brasil

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos