Economia

Fluxo turístico da JMJ é recorde histórico para Brasil

Segundo relatório do ministério do turismo, dois milhões de turistas vieram ao Rio, gerando uma receita para a cidade de R$ 1,2 bilhão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2013 às 15h40.

Brasília - O fluxo de turistas que vieram ao país por causa da realização no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que termina amanhã e tem a presença do papa Francisco em sua primeira viagem internacional, é um recorde para o Brasil, revelou neste sábado o Ministério do Turismo.

Segundo relatório do ministério, dois milhões de turistas vieram ao Rio, gerando uma receita para a cidade de R$ 1,2 bilhão.

O número de turistas é o maior para uma só cidade brasileira em um evento específico, de acordo com o resultado preliminar do estudo elaborado a pedido do Ministério pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pouco menos um quarto dos turistas são estrangeiros e 72,7% deles está visitando o Brasil pela primeira vez, mas 93% tem intenção de retornar, e destes 53,6% querem voltar em menos de um ano. O tempo média de permanência do turista no Rio é de doze dias.

O número oficial de participantes da JMJ ficou em 865.000 pessoas, embora muitos dos jovens que chegaram de outras cidades e de 61 países não se inscreveram mas participaram do evento.

Outro número considerável de pessoas, inclusive de outras religiões e muitos de férias, mas em ambos casos curiosos pela visita do pontífice católico ao Brasil, também viajaram para o Rio.

Entre os participantes da JMJ, 85,6% são solteiros, a maioria (52,5%) são mulheres, e a idade média em ambos sexos é de 25 anos.

Mais da metade dos peregrinos (55%) se hospedou em casas de voluntários e residências paroquiais cariocas, 7% se alojou em hotéis e o restante em pousadas ou albergues coletivos.

A pesquisa consolidada será divulgada em agosto na cidade de Aparecida do Norte, a 167 quilômetros de São Paulo e que também foi visitada por Francisco, informou o Ministério.

Acompanhe tudo sobre:PapasPapa FranciscoIgreja CatólicaJornada Mundial da Juventude

Mais de Economia

Reforma tributária amplia isenção de impostos para carros de pessoas com deficiência

BNDES abre canal de crédito para empresas atingidas por tarifaço dos EUA; veja como participar

Decisão do Copom reforça que ciclo de corte de juros só deve começar em 2026

CNI critica Selic em 15% e alerta: 'É a paralisia nos investimentos produtivos'