Economia

Foco mundial volta-se para mecanismo cambial da China

Muitos políticos em Washington afirmam que o iuane permanece pelo menos 20% subvalorizado

A China diz que as críticas são infundadas, e cita uma apreciação de cerca de 30% no valor do iuane contra o dólar desde uma reforma em 2005 (AFP)

A China diz que as críticas são infundadas, e cita uma apreciação de cerca de 30% no valor do iuane contra o dólar desde uma reforma em 2005 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2012 às 13h34.

Pequim - Críticos do regime cambial da China mudaram seu foco do valor do iuane para o mecanismo segundo o qual o nível diário da moeda é determinado, disse nesta terça-feira o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em um novo sinal de que o câmbio pode estar perto de seu nível de equilíbrio.

"A ênfase não está mais na questão do valor da moeda", disse à Reuters Angel Gurria. "A questão não é determinar um nível particular e afirmar 'agora está ok', mas sim o sistema pelo qual o valor da moeda é fixado todo dia".

Gurria fez a declaração 24 horas depois de o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, ter dado novo ímpeto aos rumores do mercado de que Pequim está se preparando para adotar mais medidas visando à liberalização do sistema cambial, que é altamente controlado.

Declarações recentes de Wen e do presidente do banco central, Zhou Xiaochuan, intensificaram as especulações de investidores de que Pequim estaria se preparando para anunciar uma mudança na banda diária de negociação do iuane contra o dólar, atualmente de 0,5 por cento.

Gurria, que estava em Pequim para um fórum de legisladores chineses, acadêmicos e líderes empresariais, afirmou que as críticas sobre o sistema cambial da China mudaram claramente.

"A questão não é sobre a moeda, pelo menos não as discussões de um só tema que tivemos no ano passado ou há dois anos", disse.

Legisladores norte-americanos e europeus, entre outros, têm criticado o sistema de gerenciamento do câmbio da China, que segundo eles mantém o iuane artificialmente fraco para dar suporte aos exportadores do país.

Muitos políticos em Washington afirmam que o iuane permanece pelo menos 20 por cento subvalorizado. A China diz que as críticas são infundadas, e cita uma apreciação de cerca de 30 por cento no valor do iuane contra o dólar desde uma reforma em 2005.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaDólarIuaneMoedas

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron