Economia

Fraca atividade econômica derruba arrecadação federal

A arrecadação federal no mês de agosto caiu para 19,758 bilhões de reais em agosto, contra os 23,473 bilhões de reais obtidos em julho. O número, divulgado nesta quinta-feira (11/9), pode forçar o governo a reduzir as despesas para conseguir cumprir a meta do superávit fiscal. "A meta de superávit será atingida de qualquer maneira, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

A arrecadação federal no mês de agosto caiu para 19,758 bilhões de reais em agosto, contra os 23,473 bilhões de reais obtidos em julho. O número, divulgado nesta quinta-feira (11/9), pode forçar o governo a reduzir as despesas para conseguir cumprir a meta do superávit fiscal. "A meta de superávit será atingida de qualquer maneira, se for necessário vamos reduzir despesas", disse o ministro do Planejamento, Guido Mantega. O resultado ruim foi justificado pelo ministro pela fraca atividade econômica no mês passado. Segundo Mantega, a receita do mês de agosto ficou cerca de 600 milhões de reais abaixo da previsão do governo.

Nos primeiros oito meses do ano, a arrecadação federal atingiu 179,038 bilhões de reais, abaixo dos 179,874 bilhões de reais obtidos no mesmo mês do ano passado. Os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O governo tem como meta alcançar um superávit primário do setor público de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Até julho, o governo vinha conseguindo cumprir com folga a meta, com um superávit acumulado nos primeiros sete meses do ano de 44,329 bilhões de reais, equivalente a 5,05% do PIB.

Com informações de agências de notícias

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Contra tarifaço de Trump, governo Lula contrata escritório de advocacia nos EUA por até US$ 3,5 mi

Inadimplência das famílias no crédito livre sobe a 6,5% em julho, maior patamar em mais de 12 anos

Taxa de juros deve permanecer elevada por 'período prolongado', afirma Galípolo

Haddad diz que isenção do IR deve ir a plenário após reunião de líderes da Câmara e Fazenda