Economia

FT avalia que queda do real pode causar estragos

O site do jornal britânico diz que o governo brasileiro ficou mais de um ano lutando na guerra cambial contra a valorização da moeda para ajudar a produção no país

Porém, o Banco Central teve de reverter essa estratégia para conter a queda de 25% do real desde julho do ano passado (SXC.hu)

Porém, o Banco Central teve de reverter essa estratégia para conter a queda de 25% do real desde julho do ano passado (SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2012 às 08h48.

Londres - A rápida desvalorização do real pode trazer mais estragos do que benefícios ao Brasil, aponta o Financial Times. O site do jornal britânico diz que o governo brasileiro ficou mais de um ano lutando na guerra cambial contra a valorização da moeda para ajudar a produção no país, mas agora o Banco Central teve de reverter sua estratégia para conter a queda de 25% do real desde julho do ano passado.

Ontem, o BC vendeu mais de US$ 2 bilhões em swaps cambiais, em dois leilões, sem conseguir impedir o dólar de fechar a R$ 2,079, com alta de 1,81%, na cotação mais elevada desde maio de 2009.

O FT destaca ainda que a Petrobras se tornou a mais nova participante a alertar sobre o enfraquecimento do real ontem, ao dizer que a desvalorização elevará o valor das dívidas da companhia denominadas em dólares, o que poderia afetar o pagamento de dividendos.

Operadores consultados pelo FT também apontaram que o clima de confusão no mercado envia sinais mistos, pois permanece em prática a existência de IOF sobre derivativos cambiais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCâmbioMoedasFinancial TimesJornaisReal

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis