Economia

Gasolina e etanol pesam no IPCA de novembro, diz IBGE

Preço do litro da gasolina subiu 0,63%, enquanto o do etanol aumentou 0,94%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Preços de gasolina, álcool e diesel vistos na placa de um posto de combustível, ao lado do tráfego na praia de Copacabana no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

Preços de gasolina, álcool e diesel vistos na placa de um posto de combustível, ao lado do tráfego na praia de Copacabana no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 08h57.

Rio - Os combustíveis ficaram mais caros no mês de novembro, de acordo com os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O preço do litro da gasolina subiu 0,63%, enquanto o do etanol aumentou 0,94%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, o resultado ainda não absorveu o reajuste dos combustíveis anunciado pela Petrobras em 29 de novembro. "Ainda não pegou nada (da alta da gasolina)", disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

A alta dos combustíveis pressionou a variação do grupo Transportes em novembro, também impactado pelo aumento de 6,52% nas passagens aéreas. O grupo saiu de uma variação de 0,17% em outubro para 0,36% em novembro, o equivalente a um impacto de 0,07 ponto porcentual na alta de 0,54% do IPCA do mês.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisEstatísticasGasolinaIBGEIndicadores econômicosInflaçãoIPCA

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira