Economia

Gasolina e gás de botijão subirão mais em 2013, diz BC

A projeção para o preço do gás de botijão passou de elevação de 2,5% este ano para 6,2%


	Bombas de gasolina: a projeção de reajuste para o preço da gasolina subiu de 5% no documento anterior para 5,4% agora
 (©afp.com / Patrick Kovarik)

Bombas de gasolina: a projeção de reajuste para o preço da gasolina subiu de 5% no documento anterior para 5,4% agora (©afp.com / Patrick Kovarik)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 09h04.

Brasília - O Banco Central fez uma série de revisões, a maioria para cima, para os preços administrados em 2013. Apesar disso, a autoridade monetária reduziu a estimativa para esse conjunto de preços este ano de 1,8% para 1,3%.

Segundo o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta sexta-feira, 20, pelo Banco Central, a projeção de reajuste para o preço da gasolina subiu de 5% no documento anterior para 5,4% agora, depois do aumento promovido pela Petrobras.

Outra mudança relevante foi a do aumento do gás de botijão, que passou de uma previsão de elevação de 2,5% este ano para 6,2%. No caso de telefonia fixa este ano, a previsão passou de -1% para -0,9%. Para os preços de eletricidade, porém, o BC manteve a previsão de queda de aproximadamente 16% em 2013.

2014

Para 2014, o BC manteve a expectativa de alta de 4,5% para os preços administrados, conforme já constava no RTI anterior. Para o acumulado do ano que vem, a projeção da autoridade monetária considera hipóteses de estabilidade dos preços da gasolina, do gás de botijão e das tarifas de telefonia fixa.

Para o setor de eletricidade, no entanto, o BC conta com um aumento de 7,5% das tarifas. A autoridade monetária também manteve a expectativa de elevação dos itens administrados por contrato e monitorados para 2015 em 4,5%, mesmo valor considerado no último relatório.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCombustíveisGásGasolinaMercado financeiroPreços

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira