Economia

Governo abre crédito extraordinário de R$ 3,3 bi para ressarcimento de descontos indevidos do INSS

Pagamento a beneficiários começa no dia 24

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de julho de 2025 às 15h17.

Tudo sobreINSS
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou medida provisória que libera crédito extraordinário de R$ 3,3 bilhões para a devolução de descontos indevidos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU). O montante foi liberado para o Ministério da Previdência Social.

A quantia abrange os descontos indevidos realizados entre março de 2020 e março de 2025. O pagamento começa no dia 24 de julho e seguirá com 100 mil beneficiários recebendo por dia até que todos os casos sejam concluídos.

O valor será pago em parcela única, atualizado monetariamente com base no IPCA, desde a data de cada desconto até sua inclusão na folha de pagamento.

Receberão o ressarcimento os beneficiários que aderiram ao acordo ao contestarem os descontos indevidos e não receberam respostas das entidades responsáveis no prazo de 15 dias.

O pagamento seguirá a ordem cronológica da adesão ao acordo, ou seja, aqueles que aderirem primeiro ao acordo vão receber primeiro.

Até o momento, o INSS recebeu 3,8 milhões de contestações (97,4% dos pedidos abertos). Cerca de 3 milhões dos casos (81%) ficaram sem resposta das entidades associativas.

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSINSSLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaIPCA

Mais de Economia

Lula diz que Trump não foi eleito para ser 'imperador do mundo' após tarifaço

Haddad diz que EUA deveriam estar copiando o Pix e defende força-tarefa para negociar tarifaço

Após melhora na popularidade, Lula tensiona relação com Congresso em meio a incertezas fiscais

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump