Economia

Governo de SP mantém previsão de safra de laranja

O Estado vai colher 284,89 milhões de caixas de 40,8 kg na safra 2014/15, previsão praticamente estável ante a divulgada em abril


	Cultivo de laranja: previsão indica uma queda de 2 por cento em relação à temporada passada
 (Matt Stroshane/Getty Images)

Cultivo de laranja: previsão indica uma queda de 2 por cento em relação à temporada passada (Matt Stroshane/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2015 às 20h48.

São Paulo - O Estado de São Paulo, maior produtor de laranja do país, vai colher 284,89 milhões de caixas de 40,8 kg na safra 2014/15, previsão praticamente estável ante a divulgada em abril, informou nesta terça-feira o Instituto de Economia Agrícola (IEA), do governo paulista.

No levantamento anterior, o IEA havia projetado 284,38 milhões de caixas de 40,8 kg da fruta na safra que está sendo colhida.

A previsão indica uma queda de 2 por cento em relação à temporada passada, devido a problemas climáticos.

"Apesar de terem sido verificadas boas floradas iniciais, a baixa precipitação hídrica pela qual o Estado passou desde o final de 2013 e as elevadas temperaturas tem sido prejudiciais para a formação e desenvolvimento dos pomares...", disse o órgão do governo do Estado em nota.

Além disso, acrescentou, as chuvas de verão não foram contínuas e em quantidades suficientes para que os frutos tivessem um desenvolvimento satisfatório. O Brasil é o maior exportador global de suco de laranja, e o Estado de São Paulo responde pela maior parte da produção.

CAFÉ

O IEA estimou colheita de café em 3,99 milhões de sacas, alta de 1,2 por cento ante o volume previsto no levantamento anterior.

"A variação positiva poderia ser robustecida caso o principal cinturão cafeeiro do Estado, a Alta Mogiana de Franca, não houvesse exibido nova redução no volume de colheita", disse o IEA. Todavia, no segundo maior polo de produção, região de São João da Boa Vista, a nova estimativa de colheita elevou-se para 985.275 sacas, representando incremento de 4,8 por cento frente ao registrado anteriormente.

São Paulo é segundo produtor de café arábica do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloSafras agrícolasSetor de suco de laranja

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje