Economia

Governo tem cuidado da solidez macroeconômica, diz Dilma

A declaração faz clara referência ao tripé composto pelo controle da inflação, metas de superávit primário e câmbio flutuante


	Dilma Rousseff: "nossa dívida líquida, na relação do setor público sobre o PIB (Produto Interno Bruto), é uma das menores do mundo", disse
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma Rousseff: "nossa dívida líquida, na relação do setor público sobre o PIB (Produto Interno Bruto), é uma das menores do mundo", disse (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 13h28.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira,14, durante inauguração da fábrica de transformadores da Balteau, no Distrito Industrial de Itajubá (MG), que o governo federal tem cuidado da solidez macroeconômica, em clara referência ao tripé composto pelo controle da inflação, metas de superávit primário e câmbio flutuante.

Ela lembrou que a inflação vai ficar dentro da meta pelo 10º ano consecutivo e que o país manteve o rigor fiscal mesmo com a mais grave crise depois de 1929. Dilma afirmou ainda que o governo mantém as metas de endividamento sobre rígido controle. "Nossa dívida líquida, na relação do setor público sobre o PIB (Produto Interno Bruto), é uma das menores do mundo."

A presidente disse também que o governo elevou os níveis das reservas internacionais para US$ 376 bilhões e que o governo manteve a flexibilidade cambial. "Dentro da variabilidade cambial, queremos dar maior estabilidade ao País."

A presidente afirmou que o Brasil está em uma nova etapa do desenvolvimento da indústria. Ela afirmou que a inauguração da fábrica da Balteau evidencia o desafio que reside na nova etapa do desenvolvimento da indústria brasileira. "Uma etapa baseada na produção de inovação e incorporação dessa inovação aos processos produtivos e aos produtos."

Dilma disse que a parceria entre o governo e as empresas fomenta a tecnologia e amplia a competitividade. "Incorporar inovação aos processos produtivos dará maior solidez ao crescimento do País."

A presidente afirmou ainda que nenhum empresário investe se não tiver retorno do investimento, se não acreditar que a demanda por seus produtos será crescente. Ela disse que a inauguração da fábrica expressa aposta da Balteau no crescimento da indústria e da economia do Brasil.

A presidente afirmou ainda que o governo federal retomou o planejamento da expansão da oferta de energia no Brasil. "Ser parceiro da indústria nacional é um dos grandes objetivos do nosso governo."

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoDilma Rousseffeconomia-brasileiraGovernoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron