Economia

IBGE: abate de frangos cresce 3,4% no 1º trimestre

Cerca de 1,3 bilhão de aves foram abatidas no período, segmento que apresentou maior alta

Gado pastando: na comparação anual, abate de bovinos subiu apenas 0,2% (Wikimedia)

Gado pastando: na comparação anual, abate de bovinos subiu apenas 0,2% (Wikimedia)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2011 às 12h49.

Rio de Janeiro - Entre janeiro e março de 2011, o abate de animais no país aumentou em relação ao mesmo período de 2010, com destaque para o crescimento do abate de frangos, segundo divulgou hoje (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cerca de 1,3 bilhão de aves foram abatidas no período, representando um crescimento de 8,2% em relação aos mesmos meses do ano passado e de 3,4% na comparação com o trimestre anterior. O número de frangos abatidos bateu recorde e é o mais alto desde o início da pesquisa, em 1997.

Já o abate de bovinos teve um crescimento menor. No primeiro trimestre de 2011, foram 7 milhões de cabeças, um aumento de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado e de 1,4% na comparação dos os três meses imediatamente anteriores.

De acordo com nota do IBGE, os preços elevados da carne bovina podem ter estimulado o consumidor a optar pelas aves, o que resultou no recorde do abate de aves.

O abate de suínos caiu (-1,9%) em relação ao último trimestre de 2010, quando foi registrado um recorde. Porém, na comparação com mesmo trimestre do ano passado, houve aumento de 4,5%.

A pesquisa do IBGE também mostra que mais leite foi adquirido nos primeiros três meses do ano na comparação com o mesmo período de 2010 (4,1%), mas que a quantidade foi inferior aos três meses imediatamente anteriores (-2,1%). O volume adquirido foi de 5,4 bilhões de litros.

No período pesquisado, os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul concentram a maior parte dos abates no país.

Responderam a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, Produção de Leite, Couro e Ovos de Galinha 426 produtores que estão sob inspeção municipal, estadual ou federal em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAnimaisEstatísticasIBGE

Mais de Economia

Tebet avalia que café e carne devem ficar de fora do tarifaço de Trump 'por interesse deles'

Comissão do Senado aprova projeto que amplia isenção de IR para quem ganha até dois salários

Após tarifaço, déficit comercial dos EUA cai em junho com a queda das importações

Em meio ao tarifaço dos EUA, Haddad diz que governo dará atenção especial a setores vulneráveis