Economia

IBGE divulga hoje IPCA de agosto e mercado projeta elevação; saiba o que esperar

A leitura do mês de agosto deve vir elevada devido ao aumento no preço dos combustíveis e da energia elétrica residencial, de acordo com indicadores do mercado

Ainda que a inflação apresente alta em agosto, o resultado acima dos últimos meses já era esperado pelo mercado (Rmcarvalho/Getty Images)

Ainda que a inflação apresente alta em agosto, o resultado acima dos últimos meses já era esperado pelo mercado (Rmcarvalho/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de setembro de 2023 às 07h19.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, nesta terça-feira, 12, às 9h, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de agosto. A expectativa é que o índice venha acima da média do mês de julho, estacionada em 0,12%, e da deflação de junho, de 0,08%.

A mediana do mercado projeta que a inflação de agosto fique na casa dos 0,29%, sendo a taxa anualizada em 4,67%, acima dos 3,99% registrados em julho.

A leitura do mês de agosto deve vir elevada, segundo o UBS BB, devido ao aumento no preço dos combustíveis. Só a gasolina deve apresentar alta de 1,5% quando comparada ao último mês. A energia elétrica residencial também deve subir mais de 4%, resultado dos descontos temporários pelo bônus de Itaipu. Já os alimentos devem contribuir com leve queda na inflação, com recuo de 3,2%.

Efeito rebote

Ainda que a inflação apresente alta em agosto, o resultado acima dos últimos meses já era esperado pelo mercado, graças ao efeito rebote apresentado já na prévia do IPCA-15, com 0,28% no mês. 

Focus

O último Boletim Focus, divulgado na manhã dessa segunda-feira, 11, pelo Banco Central, apontou que a projeção para a inflação oficial em 2023 avançou de 4,92% para 4,93%. Um mês antes, a mediana era de 4,84%. Para 2024, foco principal da política monetária, a projeção também teve alta de 3,88% para 3,89%. Há um mês, era de 3,86%.

Considerando somente as 67 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a mediana para 2023 variou de 4,92% para 4,93%. Para 2024, por sua vez, a projeção de alta avançou de 3,80% para 3,82%, considerando 66 atualizações no período.

Acompanhe tudo sobre:IPCAInflaçãoIBGE

Mais de Economia

Caged: Brasil cria 71.576 mil empregos com carteira assinada em março

Haddad diz que deve se reunir com secretário do Tesouro dos EUA nos próximos dias

Haddad diz que governo pode tomar novas medidas para fortalecer o arcabouço fiscal, caso necessário

INSS: Haddad diz que orientação é ressarcir afetados por descontos