EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h16.
A inflação medida pelo índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) teve alta de 0,88% em janeiro, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em dezembro, a alta foi de 0,61%. Nos últimos doze meses, o IGP-M variou 7,17%.
O IGP-M é formado por três índices: IPA (Índice de Preços no Atacado), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Os dois primeiros, que têm maior peso no índice geral, subiram.
O IPA passou de 0,64% em dezembro para 0,98% em janeiro. O IPC, de 0,41% para 0,84%. E o INCC diminuiu de 0,99% em dezembro para 0,28% em janeiro.
A alta do IGP-M confirma a tendência de alta da inflação temida pelo Banco Central (BC). Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira (29/1), o BC alerta para os riscos de a inflação observada em dezembro não ter sido causada exclusivamente por fatores sazonais. O temor de que a inflação persistisse nos primeiros meses do ano levou o Copom a manter a taxa de juros inalterada em 16,5% ao ano.