Economia

Importação de carros tem alta de 170% em fevereiro

São Paulo - As vendas de carros importados quase triplicaram em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2009, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). No mês passado, as 22 marcas filiadas à entidade venderam 5.422 veículos, com crescimento de 170,8% em relação a fevereiro de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - As vendas de carros importados quase triplicaram em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2009, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). No mês passado, as 22 marcas filiadas à entidade venderam 5.422 veículos, com crescimento de 170,8% em relação a fevereiro de 2009 e 6,9% na comparação com janeiro deste ano.

A coreana Kia Motors respondeu por mais da metade (61%) das unidades vendidas em fevereiro. Só no primeiro bimestre foram emplacados 10.495 veículos, com elevação de 168,7% no período. José Luiz Gandini, presidente da Abeiva, atribui esse desempenho ao câmbio favorável às importações, ao crédito farto para compra de veículos, ao aumento no número de revendas e à base fraca de comparação.

"No início do ano passado, estávamos no auge da crise financeira internacional que afetou o mercado de veículos e hoje temos um mercado sem crise", afirma o executivo, lembrando os incentivos tributários dados pelo governo para a venda de veículos, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaComércioComércio exteriorImportaçõesIndústriaIndústrias em geral

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana