Economia

Importação já provoca desemprego na indústria, diz Força Sindical

Segundo o deputado Paulinho, país já perdeu 58 mil empregos devido à competição com os importados

Paulinho da Força: reclamação sobre a perda de vagas na indústria (José Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Paulinho da Força: reclamação sobre a perda de vagas na indústria (José Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2011 às 16h59.

Brasília - A importação de produtos está causando desemprego na indústria brasileira. Segundo o deputado federal Paulo Pereira, o Paulinho (PDT-SP), presidente da Força Sindical, essa é uma das preocupações que será manifestada hoje (1º) durante a reunião na qual será apresentada a Política de de Desenvolvimento da Competitividade (PDC), no Palácio do Planalto.

“Só no ano passado, a indústria perdeu 58 mil empregos [por causa da competição com os importados]. Essa questão [da importação] é muito grave e queremos que o governo enfrente isso”, disse Paulinho.

A reunião terá a participação de representantes de centrais sindicais e sindicatos, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e do secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho.

Segundo Paulinho, medidas como a desoneração de impostos e as relacionadas ao câmbio não são suficientes para conter o aumento da importação. “O governo poderia adotar um índice de nacionalização de produtos, de 70%”, assinalou. “Assim, uma televisão, por exemplo, teria que ter 70% de componentes nacionais e um carro, 70% das peças produzidas no Brasil.”

Na semana passada, cinco das seis centrais sindicais anunciaram que não participariam da reunião de apresentação da PDC, mas voltaram atrás. Isso porque o governo resolveu fazer a reunião um dia antes da apresentação oficial, marcada para amanhã (2). Inicialmente, a apresentação da política para as centrais estava marcada para o mesmo dia do anuncio oficial.

A nova política industrial tem como principais pontos aumentar os incentivos na área de inovação e medidas para melhorar a competitividade da indústria.

Acompanhe tudo sobre:ImportaçõesComércio exteriorDesempregoEmpregosSindicatos

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas