Economia

Inadimplência das empresas deve diminuir no 1º semestre

Queda de 1,8% em dezembro na comparação com novembro mostra tendência de desaceleração do indicador, segundo a Serasa Experian

A Serasa citou continuidade da redução das taxas de juros, retomada do crescimento econômico e a diminuição da inadimplência como fatores que devem contribuir para queda (Germano Lüders/Você S/A)

A Serasa citou continuidade da redução das taxas de juros, retomada do crescimento econômico e a diminuição da inadimplência como fatores que devem contribuir para queda (Germano Lüders/Você S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2012 às 10h18.

São Paulo - O nível de inadimplência das empresas brasileiras caiu 1,8 por cento em dezembro na comparação com novembro, informou nesta segunda-feira a Serasa Experian, sinalizando tendência de queda do indicador no primeiro semestre deste ano.

Dezembro respondeu pelo quinto recuo mensal consecutivo do indicador, que atingiu 97,9 pontos.

De acordo com a Serasa, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, em média. "Esta sequência de quedas mensais sinaliza que o cenário para a inadimplência das empresas será de queda neste primeiro semestre de 2012", afirmou a entidade.

A Serasa citou continuidade da redução das taxas de juros, retomada do crescimento econômico, diminuição da inadimplência do consumidor e perspectivas de um cenário externo menos conturbado entre os fatores que devem contribuir para o cenário de queda na primeira metade de 2012.

A inadimplência do consumidor caiu 0,4 por cento em janeiro na comparação com dezembro, em meio à queda de juros e inflação e ao pagamento do 13o salário. Porém, na comparação com o janeiro de 2011, o indicador de inadimplência do consumidor subiu 16,6 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaSerasa ExperianExperianInadimplência

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis