Economia

Inadimplência entre consumidores sobe 14,2% em outubro

Serasa disse enxergar reflexos da conjuntura econômica mais difícil no resultado apurado no mês


	Inadimplência: no acumulado dos dez primeiros meses do ano, a inadimplência teve alta de 5,1 por cento ante igual período do ano passado
 (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Inadimplência: no acumulado dos dez primeiros meses do ano, a inadimplência teve alta de 5,1 por cento ante igual período do ano passado (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 09h59.

São Paulo - A inadimplência entre consumidores brasileiros cresceu 14,2 por cento em outubro sobre um ano antes, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Serasa Experian, que disse enxergar reflexos da conjuntura econômica mais difícil no resultado apurado no mês.

No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a inadimplência teve alta de 5,1 por cento ante igual período do ano passado. No entanto, na comparação com setembro deste ano, a inadimplência em outubro caiu 1,0 por cento.

Para a Serasa Experian, a alta anual tem como pano de fundo um cenário econômico adverso, com juros mais altos e inflação elevada. Em comunicado, a entidade disse que o recuo na comparação mensal, por sua vez, reflete "a maior cautela dos consumidores nestes últimos meses em assumir novos endividamentos, priorizando a quitação de dívidas".

No detalhamento por tipos de dívida, as não bancárias, que envolvem contas de cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, caíram 3,7 por cento em outubro ante setembro.

Por outro lado, os títulos protestados e os cheques sem fundo cresceram, respectivamente, 10,4 por cento e 4,3 por cento na mesma base de comparação, enquanto as dívidas junto a bancos tiveram alta de 0,5 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Consumoeconomia-brasileiraEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Economia

Governo publica norma que suspende todos os acordos entre INSS e associações

Lupi defende fim de desconto automático na folha de aposentados para evitar fraudes

Aneel adia novamente reajuste nas contas de luz da Light após diretoria prolongar análise

Regulação do vale-refeição e do vale-alimentação é de alçada do Ministério do Trabalho, diz Galípolo