Economia

Índia deve entrar em recessão técnica pela primeira vez na história

A pandemia de covid-19 atingiu fortemente a economia da Índia, ao levar à adoção de medidas de confinamento

No primeiro trimestre fiscal, o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu contração recorde de 23,9% (Atul Loke/Getty Images)

No primeiro trimestre fiscal, o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu contração recorde de 23,9% (Atul Loke/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 09h34.

Última atualização em 12 de novembro de 2020 às 10h49.

A economia da Índia provavelmente registrou contração pelo segundo trimestre consecutivo, entrando em recessão técnica, segundo um grupo de economistas que inclui um vice-presidente do banco central indiano. "A Índia entrou em recessão técnica no primeiro semestre do ano fiscal de 2020-21 pela primeira vez na história", diz o boletim mensal do RBI, como é conhecido o BC da Índia.

O boletim é produzido pelo Departamento de Pesquisa Econômica e de Políticas do RBI, sob comando do comitê editorial. O comitê, por sua vez, é liderado por Michael Debabrata Patra, vice-presidente do RBI para política monetária.

A pandemia de covid-19 atingiu fortemente a economia indiana, ao levar à adoção de medidas de confinamento. No primeiro trimestre fiscal, o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu contração recorde de 23,9%. O governo indiano publica dados do segundo trimestre fiscal no próximo dia 27. O ano fiscal indiano vai de abril a março.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaÍndia

Mais de Economia

Bets geram quase R$ 4 bi em seis meses, e governo mira arrecadação maior com aumento de alíquota

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros