Economia

Índice Nacional de Confiança recua 5 pontos no mês, diz ACSP

O resultado, segundo a entidade, é reflexo das quedas acentuadas da confiança dos consumidores das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul


	Compras: consumidores da classe C continuaram a ser a classe os mais otimistas
 (Getty Images)

Compras: consumidores da classe C continuaram a ser a classe os mais otimistas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 15h00.

São Paulo - O Índice Nacional de Confiança registrou queda de 5 pontos em dezembro ante novembro, ao recuar para 148 pontos, de acordo com dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgados nesta segunda-feira, 22.

O índice varia entre 0 e 200 pontos. Em dezembro do ano passado, a confiança dos consumidores brasileiros chegava a 143 pontos.

O resultado, segundo a entidade, é reflexo das quedas acentuadas da confiança dos consumidores das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, por conta, principalmente, da redução nos preços das commodities agrícolas e pecuárias.

De acordo com o presidente da ACSP, Rogério Amato, as quedas nos preços das commodities se devem à desaceleração do crescimento industrial e do PIB da China.

"Outro fator é a desestabilização econômica da Rússia, que era grande compradora de carnes brasileiras", explica.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Índice Nacional de Confiança ficou em 131 pontos em dezembro ante 151 pontos em novembro.

Na região Sul, o INC foi de 146 pontos ante 158 na mesma base de comparação. Já no Sudeste a confiança foi de 148 pontos contra 152 pontos e, no Nordeste, de 154 pontos contra 152.

Avaliando a confiança dos consumidores por classificação de renda, a classe C continuou a ser a mais otimista (158 pontos) apesar de ter apresentado uma queda em dezembro ante novembro, quando índice foi de 164 pontos.

De acordo com a ACSP, a redução na confiança dos consumidores da classe C neste mês é resultado da piora nas condições de concessão de crédito.

Nas classes D e E, o indicador foi de 154 pontos ante 146 no mês anterior. Já nas classes A e B, o índice marcou 119 pontos ante 127 em novembro.

Acompanhe tudo sobre:Preçosgestao-de-negociosResultadoConsumoConsumidoresIndicadores econômicos

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas