Economia

Indústria tem de recuperar mercado externo, diz BNDES

"Não podemos continuar dependendo da exportação de commodities porque os preços já não estão ajudando", disse Coutinho, presidente do banco


	Luciano Coutinho: exportações são importantes para a macroeconomia porque o país está acumulando "déficit muito alto" em conta corrente
 (Divulgação)

Luciano Coutinho: exportações são importantes para a macroeconomia porque o país está acumulando "déficit muito alto" em conta corrente (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 13h52.

São Paulo - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, descartou a tese de que existe uma fórmula única de integração da indústria nacional às cadeias globais de valores.

De acordo com ele, a integração tem de ser analisada caso a caso e o mais importante é que a indústria recupere a capacidade de exportação para acessar as cadeias globais.

"Não podemos continuar dependendo da exportação de commodities porque os preços já não estão ajudando", disse Coutinho, durante seminário que marca os 20 anos da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet).

Ele acrescentou que as exportações são importantes para a macroeconomia porque o país está acumulando "déficit muito alto" em conta corrente. "O déficit comercial tira PIB e subtrai poupança", disse, lembrando a importância de o país aumentar a poupança interna.

De acordo com Coutinho, as exportações são importantes do ponto de vista do empresário, pois representam hedge financeiro, de mercado, de moeda e economia de escala.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorExportaçõesBNDESEconomistasCommoditiesLuciano Coutinho

Mais de Economia

Relator da MP de alternativa ao IOF anuncia retomada da isenção de LCI, LCA e LCD

Lula diz que projeto que amplia isenção do IR 'corrige grande injustiça'

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade