Economia

Inflação na zona do euro supera expectativas em agosto

Aumento dos aluguéis e dos preços de conserto de carros impulsionou o aumento


	Zona do euro: inflação nos 18 países atingiu 0,1% na comparação mensal em agosto
 (Daniel Roland/AFP)

Zona do euro: inflação nos 18 países atingiu 0,1% na comparação mensal em agosto (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 08h06.

Bruxelas - O aumento de aluguéis e nos preços de conserto de carros impulsionou a inflação na zona do euro em agosto ligeiramente acima da primeira expectativa, uma boa notícia para o Banco Central Europeu (BCE) mas não o suficiente para mudar radicalmente o cenário econômico.

A inflação ao consumidor nos 18 países que compartilham o euro atingiu 0,1 por cento na comparação mensal em agosto e 0,4 por cento na base anual, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Com isso, revisou para cima sua estimativa inicial, de 29 de agosto, de alta anual de 0,3 por cento. Com isso, a taxa de inflação repete o número visto em julho.

"Toda surpresa positiva é bem-vinda em termos de psicologia do mercado e para o Banco Central Europeu", disse o economista do Crédit Agricole Frederik Ducrozet. "Mas está longe do tipo de mudança necessária para descartar o QE", completou ele, referindo-se ao "quantitative easing", programa de compra de títulos que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha têm usado para impulsionar suas economias.

A Eurostat informou que a alta dos aluguéis, preços mais altos em cafés e restaurantes e consertos de carros mais caros foram os responsáveis pela alta da inflação anual. Combustíveis, frutas e telefonemas mais baratos pressionaram para baixo.

O BCE tem como meta uma taxa de inflação abaixo, mas perto de 2 por cento no médio prazo, nível que não é visto desde o primeiro trimestre de 2013. Também considera qualquer coisa abaixo de 1 por cento "zona de perigo".

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaInflaçãoUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado