Economia

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

A média de atendimento pelo 135 é de 240 mil atendimentos. Ou seja, um incremento de 13% nas ligações

INSS: Beneficiários que não tiveram descontos nesse período, mas que hoje acessaram essa área, foram 700 mil (Foto/Exame)

INSS: Beneficiários que não tiveram descontos nesse período, mas que hoje acessaram essa área, foram 700 mil (Foto/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de maio de 2025 às 18h10.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assunção, concedem entrevista à imprensa nesta quarta-feira para fazer um balanço das notificações aos aposentados e pensionistas sobre descontos associativos e de pedidos de reembolso.

Waller disse que, até às 16h, 480,660 mil pedidos de devolução foram feitos. Segundo ele, desse total, 98,6% informaram não reconhecer o desconto. O restante, 1,4%, reconheceram o vínculo.

— Desses, 450 mil pessoas, ou 93,7%, utilizaram o canal Meu INSS — afirmou o presidente. — Pela central de telefone 135. foram 30,2 mil ligações.

A média de atendimento pelo 135 é de 240 mil atendimentos. Ou seja, um incremento de 13% nas ligações.

— Estão encaminhando para 41 entidades, para que em 15 dias úteis elas informem a comprovação de vinculou ou realizem o seu pagamento. Esse prazo não é para o cidadão requerer, é para entidade e associação juntar a documentação ou pagamento. Esse pagamento vai para folha do Tesouro e o INSS vai ressarcir em folha, na conta que recebe o benefício.

8 milhões de acessos

A estatal Dataprev informou que foram feitos 8 milhões de acessos no Meu INSS nesta quarta. Na área do desconto, foram 1,6 milhão de acessos.

— Beneficiários que não tiveram descontos nesse período, mas que hoje acessaram essa área, foram 700 mil — disse Assunção.

Ele reconheceu que houve instabilidades no sistema durante a manhã:

— Mesmo com a ampliação bastante significativa hoje tivemos alguns momentos de instabilidade pela manhã, conseguimos estabilizar o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo na parte de amanhã e daqui por diante — afirmou.

Waller reforçou que a única forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo do INSS, pela Central 135 ou o site da Previdência. Ele disse que, hoje, o atendimento nas agências corresponde a 2,1 milhões de pessoas por ano.

— Essas pessoas estão excluídas de fazer o pedido? Eu falo que a princípio não, por que, na sua grande maioria, essas são pessoas que têm que passar por uma perícia média presencial e por isso são chamadas à agências.

Segundo ele, o INSS está monitorando se será necessário abrir outros canais.

— Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser retirada desse procedimento. Esse pedido não tem prazo para ser feito, não é preciso ter correria à agências.

Nesta terça, o governo enviou notificações para todos os 9 milhões de segurados que sofreram descontos de associações em suas aposentadorias e benefícios. A notificação foi enviada pelo aplicativo da Previdência.

"Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não por meio do Meu INSS ou ligue 135", detalha a notificação enviada pelo INSS.

Ressarcimento

Os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos em seus benefícios foram informados nesta quarta-feira qual associação realizou, tanto pelo aplicativo Meu INSS e quanto pela Central de Atendimento, no telefone 135.

Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado.

Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Não será preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.

Acompanhe tudo sobre:INSSAposentadoria pelo INSSDinheiro

Mais de Economia

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan

Trump diz que Fed deve reduzir os juros como Europa e China já fizeram