Economia

Itália garante que irá honrar os compromissos com a UE

"O alarmismo de certas manchetes de jornal distrai os mercados internacionais", disse o ministro de Economia do país

Bandeira da União Europeia (John Kolesidis/Reuters)

Bandeira da União Europeia (John Kolesidis/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de setembro de 2018 às 17h53.

O ministro de Economia da Itália, Giovanni Tria, afirmou neste domingo que o governo italiano irá honrar os compromissos que tem com a União Europeia e afirmou que as ações a serem tomadas irão acalmar os mercados financeiros. "O alarmismo de certas manchetes de jornal distrai os mercados internacionais, que acham que, na Itália, não há otimismo no setor financeiro. Iremos honrar os nossos compromissos com a UE", disse Tria, que encerrou neste domingo uma viagem à China.

A questão orçamentária da Itália está no radar dos investidores internacionais à medida que se aproxima a data em que o projeto de orçamento do país para o próximo ano fiscal terá de ser apresentado à UE. Com a possibilidade de que o teto de déficit público de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), estabelecido pelo bloco, seja estourado, a agência de classificação de risco Fitch reafirmou a nota de crédito soberana da Itália em "BBB", mas alterou a perspectiva de estável para negativa.

"Eles irão corrigir o seu julgamento. Em breve, não haverá mais o problema de convencer sobre as ações futuras. Eu vejo que essa manutenção de rating foi como um adiamento do julgamento, assim como a Moody's fez. As agências de rating estão aguardando as ações do governo", afirmou Tria.

Acompanhe tudo sobre:ItáliaUnião Europeia

Mais de Economia

EXCLUSIVO: secretário do Tesouro, Rogério Ceron, é entrevistado da EXAME às 15h desta segunda-feira

Boletim Focus: mercado eleva novamente estimativas do IPCA para 2025 e 2026

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia