Economia

Japão melhora visão econômica e diz que recuperação está intacta

Autoridade do governo disse que a retomada será sustentada diante da melhora do mercado de trabalho e da renda das famílias

Banco central do Japão tem uma visão ligeiramente melhor sobre a economia (Yuya Shino/Reuters)

Banco central do Japão tem uma visão ligeiramente melhor sobre a economia (Yuya Shino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de junho de 2017 às 08h38.

Tóquio - O governo do Japão melhorou nesta quinta-feira sua visão geral da economia pela primeira vez em seis meses, refletindo uma gradual aceleração no consumo privado e destacando sua confiança de que a recuperação liderada pelas exportações está se ampliando.

O governo também melhorou sua visão sobre o consumo privado --que tem sido um elo fraco na economia--, dizendo que ela está aumentando gradualmente.

Uma autoridade do governo disse que a retomada será sustentada diante da melhora do mercado de trabalho e da renda das famílias, o que levou à melhora da avaliação geral.

"A economia está passando por uma recuperação moderada", disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico mensal para junho.

Ele retirou uma referência anterior a uma melhora tardia em algumas áreas, como gastos do consumidor, da avaliação geral, o que representa a primeira melhora desde dezembro.

O banco central do Japão tem uma visão ligeiramente melhor sobre a economia, que segundo ele está se voltando para uma expansão moderada.

Uma autoridade do Escritório do Gabinete afirmou que a recuperação econômica não está forte o suficiente para ser descrita como expansão.

O Escritório do Gabinete, que ajuda a coordenar a política econômica, melhorou sua visão sobre os gastos de capital --necessários para uma recuperação econômica sustentável-- pela primeira vez em quatro meses.

"O investimento empresarial está acelerando", disse o órgão no relatório mensal.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoGovernoJapão

Mais de Economia

Haddad vê 'sinal' de abertura dos EUA a diálogo sobre tarifas

Bets geram quase R$ 4 bi em seis meses, e governo mira arrecadação maior com aumento de alíquota

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito