Economia

Japão pede que Europa aja com responsabilidade

O Japão tem se preocupado com os efeitos da crise da dívida na Europa, que é um mercado-chave para as exportações do país

As incertezas financeiras globais também fizeram com que investidores procurassem refúgio no iene (Satoru Senba/AFP)

As incertezas financeiras globais também fizeram com que investidores procurassem refúgio no iene (Satoru Senba/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2012 às 22h48.

Tóquio - O ministro das Finanças do Japão, Jun Azumi, disse nesta quarta-feira (horário local) que a Europa precisa agir com "responsabilidade" para resolver a crise da dívida que afeta a economia mundial.

"O principal objetivo é superar a crise, a Europa em particular precisa agir de forma apropriada e responsável", disse a jornalistas.

Azumi falou após uma teleconferência de emergência com seus colegas ministros das Finanças do G7, grupo das nações industrializadas.

O ministro afirmou ter recebido garantias de seus colegas europeus de que iriam trabalhar para resolver os problemas que atingem o continente.

"Eles disseram que vão lidar com as questões, incluindo os problemas da dívida espanhola, de uma forma responsável", disse, de acordo com a Dow Jones Newswires.

Azumi declarou que os líderes políticos precisam agir para dar garantias aos mercados, que se tornaram muito voláteis, com operadores desanimados com o que consideram medidas fracas.

"Eu disse que quero que eles tomem passos detalhados e sucessivos para fazer com que não apenas nós, mas o mercado, se sinta seguro", declarou.

O Japão tem se preocupado com os efeitos da crise da dívida na Europa, que é um mercado-chave para as exportações do país.

As incertezas financeiras globais também fizeram com que investidores procurassem refúgio no iene, valorizando a moeda e prejudicando os exportadores japoneses.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEuropaJapãoCrise econômica

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis