Economia

Japão quer reduzir impostos sobre investimentos de empresas

País oriental apresentou nessa quarta uma estratégia para impulsionar o crescimento econômico


	Pedestres atravessam a rua no distrito comercial de Ginza, em Tóquio: expectativa é que a estratégia de crescimento seja aprovada pelo governo na sexta-feira
 (Toru Hanai/Reuters)

Pedestres atravessam a rua no distrito comercial de Ginza, em Tóquio: expectativa é que a estratégia de crescimento seja aprovada pelo governo na sexta-feira (Toru Hanai/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 11h22.

Tóquio - O Japão planeja ajudar as corporações do país por meio de corte em imposto sobre investimentos, como parte de estratégia apresentada nesta quarta-feira para impulsionar o crescimento econômico.

A redução tributária foi adicionada a uma série de medidas reveladas pelo governo na semana anterior, em uma primeira parte do plano de crescimento que inclui metas como aumento de investimentos no setor privado e exportações no setor de infraestrutura.

A expectativa é que a estratégia de crescimento seja aprovada pelo governo na sexta-feira.

Durante um painel sobre a competitividade da indústria nesta quarta, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que gostaria de iniciar o debate sobre a reforma tributária depois de julho, após as eleições no Senado.

O governo quer lançar a segunda parte do plano de crescimento no outono.

Abe se comprometeu neste mês a aumentar salários a uma taxa de 3 por cento ao ano e criar zonas econômicas especiais para atrair empresas estrangeiras na terceira parte do plano de medidas destinadas a impulsionar o crescimento da terceira maior economia do mundo.

A estratégia de crescimento é uma terceira frente do plano de Abe para acabar com a deflação e fomentar o crescimento sustentável no país. Os dois primeiros pilares são a política monetária expansionista e o aumento de gastos do governo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoInvestimentos de empresasImpostosLeãoIncentivos fiscais

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025

1% mais rico acumula 41% da nova riqueza global, mostra relatório