Economia

Juncker descarta risco de contágio da crise grega

Bruxelas - O líder dos ministros de Finanças da zona do euro, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, descartou hoje que exista risco de contágio da crise de dívida grega a outros países da moeda única como a Espanha e Portugal. "Penso que a Espanha e Portugal não estão em uma situação que possa ser […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2010 às 14h29.

Bruxelas - O líder dos ministros de Finanças da zona do euro, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, descartou hoje que exista risco de contágio da crise de dívida grega a outros países da moeda única como a Espanha e Portugal.

"Penso que a Espanha e Portugal não estão em uma situação que possa ser comparada com a da Grécia. Portanto, não vejo que exista um risco de contágio objetivo", disse Juncker.

O primeiro-ministro, que habitualmente preside as reuniões de ministros de Finanças da zona do euro, também desprezou a possibilidade de que a crise desemboque em uma desintegração do euro.

Com estas declarações, ele se une aos líderes que defendem a solvência da Espanha e Portugal perante os rumores suscitados nos mercados sobre a credibilidade das economias ibéricas.

Hoje o comissário europeu de Assuntos econômicos e monetários, Olli Rehn, criticou os "falsos rumores" que se propagaram ontem acerca da suposta preparação de uma ajuda financeira internacional para a Espanha.

Pouco depois, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, qualificou de "irracional" a especulação contra a Espanha, desencadeada por "rumores infundados".

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaCrises em empresasGréciaCrise grega

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis