Economia

Lagarde apoia compra de bônus europeus pelos Brics

A diretora-gerente do FMI ressalvou que comprar apenas bônus dos países europeus mais fortes "não é assumir riscos", e disse que espera que a compra seja ilimitada

Lagarde reconheceu que essas medidas têm um lado negativo, por isso é essencial que elas sejam tomadas gradualmente (Getty Images)

Lagarde reconheceu que essas medidas têm um lado negativo, por isso é essencial que elas sejam tomadas gradualmente (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2012 às 09h11.

São Paulo - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, encorajou os países emergentes interessados em comprar bônus soberanos europeus a adquirir títulos da dívida de países que têm tido dificuldades de financiamento e não apenas daqueles com um histórico fiscal forte.

"É muito interessante ver que as economias emergentes realmente estão interessadas em comprar bônus europeus", disse Lagarde durante um encontro com jornalistas. Ela ressalvou que comprar apenas bônus dos países europeus mais fortes "não é uma dificuldade nem assumir riscos. Se for algum tipo de política comum e coordenada, eu espero que ela seja ampla e não limitada a investimentos que são vistos por todos os investidores como mais seguros do que outros".

Na próxima semana, representantes dos principais países emergentes (Brasil, China, Índia e Rússia), os chamados Brics, deverão se reunir em Washington para discutir políticas de apoio à economia global que sejam de seus interesses. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaFMIEconomistasChristine Lagarde

Mais de Economia

Tarifaço: governo responde aos EUA e diz que não adota práticas desleais no comércio bilateral

Tarifaço: Dieese estima perda de até 726 mil empregos em cenário mais pessimista

Governo publica portaria com regras para que estatais deixem de ser dependentes do Tesouro

IBC-BR: prévia do PIB recua 0,10% em junho, na segunda queda consecutiva