Economia

Lagarde: Argentina tem 3 meses para evitar "cartão vermelho"

O Fundo deu até dezembro para que o país sul-americano resolva esse conflito

Christine Lagarde em um encontro da UE em 14 de setembro em Nicósia, no Chipre: até hoje, no entanto, nenhum país foi expulso do Fundo, que conta com 188 membros (©AFP / Yiannis Kourtoglou)

Christine Lagarde em um encontro da UE em 14 de setembro em Nicósia, no Chipre: até hoje, no entanto, nenhum país foi expulso do Fundo, que conta com 188 membros (©AFP / Yiannis Kourtoglou)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 16h36.

Washington - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta segunda-feira que a Argentina tem três meses para pôr em ordem suas estatísticas e evitar o "cartão vermelho" de uma censura por parte do organismo.

O Fundo deu até dezembro para que o país sul-americano resolva esse conflito. "Agora eles levaram o cartão amarelo e tem três meses para evitar o vermelho", disse Lagarde.

Segundo a diretora, a alusão dos cartões se refere, em um primeiro momento, à proibição de ter acesso a empréstimos, depois ao direito de voto e, eventualmente, após vários prazos, a expulsão.

Até hoje, no entanto, nenhum país foi expulso do Fundo, que conta com 188 membros.

A advertência de Lagarde, que é mais uma em meio a várias outras feitas no último ano, é para que a Argentina entregue dados confiáveis sobre a inflação e o Produto Interno Bruto (PIB).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaChristine LagardeEconomistasFMI

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron