Economia

Líder propõe veto a emenda sobre divisão de royalties

Com mais uma proposta de divisão de royalties em discussão, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), propôs hoje o veto total a essa questão no projeto do sistema de partilha na produção e na exploração do petróleo da camada pré-sal. Em troca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviaria ao Congresso […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Com mais uma proposta de divisão de royalties em discussão, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), propôs hoje o veto total a essa questão no projeto do sistema de partilha na produção e na exploração do petróleo da camada pré-sal. Em troca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviaria ao Congresso um projeto de lei específico para tratar do assunto.

"A discussão ficou tão apaixonada que defendo a retomada do projeto de partilha original do governo", afirmou Vaccarezza. "Nesse princípio, vou defender que o presidente Lula vete qualquer discussão de royalties no projeto", disse o líder.

O projeto de partilha, um dos quatro do marco regulatório do pré-sal, chegou à Câmara em setembro do ano passado e não tratava de pagamento nem de distribuição de royalties. O assunto foi incluído pelos deputados por meio de emendas e por meio do parecer do relator, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O plenário da Câmara aprovou na semana passada uma emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) estabelecendo a divisão igualitária dos royalties para todos os Estados, contrariando os Estados considerados produtores e provocando a ira do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). O Rio é o principal produtor de petróleo. A reação levou o deputado Ibsen Pinheiro a propor um novo texto ao projeto, que será votado no Senado.

"Não quero deblaterar com o governador (Sérgio Cabral), porque estamos do mesmo lado. Não acho que estejam em risco a Copa, as Olimpíadas nem os investimentos no Rio de Janeiro, não somos irresponsáveis", disse.

Vaccarezza criticou o deputado Ibsen Pinheiro: "O Brasil foi surpreendido com uma nova proposta de emenda que tira os royalties da União, dos contratos já definidos, para passar para o Rio de Janeiro. É uma emenda inconstitucional, mostra a falta de consistência da proposta aprovada na Câmara e o caráter eleitoreiro desse tipo de conduta".

Acompanhe tudo sobre:PetróleoEnergiaLegislaçãoGoverno

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis