Economia

Lockhart, do Fed, vê discussão sobre redução de QE em pauta

Lockhart disse esperar que o Fomc debata o momento de começar a reduzir seu programa de compra de títulos de 85 bilhões de dólares ao mês nas próximas reuniões


	Ben Bernanke e Dennis Lockhart: mesmo depois que o banco comece a reduzir o QE, a política monetária deve ficar bem expansionista por um bom tempo, provavelmente durante anos, disse Lockhart
 (Joeff Davis/Bloomberg)

Ben Bernanke e Dennis Lockhart: mesmo depois que o banco comece a reduzir o QE, a política monetária deve ficar bem expansionista por um bom tempo, provavelmente durante anos, disse Lockhart (Joeff Davis/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2013 às 11h02.

São Paulo - O debate acerca da redução do ritmo do programa de compra de títulos maciço do Federal Reserve estará "sobre a mesa" da próxima reunião de política do banco central dos Estados Unidos em dezembro, disse nesta sexta-feira o presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart.

Em entrevista à CNBC, Lockhart disse esperar que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), o órgão do banco que estabelece as políticas, debata o momento de começar a reduzir seu programa de compra de títulos de 85 bilhões de dólares ao mês nas próximas reuniões. O comitê se reúne novamente em 17 e 18 de dezembro.

Lockhart, que não será membro votante de assuntos da política do Fed até 2015, disse que espera que a saída do programa, conhecido como "quantitative easing", seja gerenciável quando chegar o momento.

Mesmo depois que o banco comece a reduzir o QE, a política monetária deve ficar bem expansionista por um bom tempo, provavelmente durante anos, disse Lockhart.

Pesquisas recentes da Reuters indicam que a maioria dos economistas e de analistas do mercado financeiro não espera que uma redução do programa de "quantitative easing" comece até o primeiro trimestre do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroFed – Federal Reserve System

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas