Economia

MP para reativar Plano Safra deve ser publicada hoje ou terça-feira, diz Ceron

O secretário afirmou que o prejuízo foi "quase zero" para as contratações, uma vez que as linhas ficaram paralisadas por apenas dois dias

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 17h09.

yt thumbnail

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta segunda-feira, 24, que a medida provisória (MP) de crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para viabilizar a retomada do Plano Safra deverá ser publicada ainda hoje ou, no mais tardar, amanhã.

"Com respaldo da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Advocacia-Geral da União (AGU), caminhamos para essa solução. Os bancos já foram comunicados da liberação das linhas", disse Ceron em entrevista ao programa Macro em Pauta, da EXAME.

Ceron destacou que o governo tem o compromisso de incluir o valor dentro da meta de resultado primário e deduzi-lo do limite global de despesas para este ano. O secretário afirmou que o prejuízo foi "quase zero" para as contratações, uma vez que as linhas ficaram paralisadas por apenas dois dias.

As linhas de crédito foram suspensas por decisão do Tesouro Nacional na sexta-feira, 21. Sem a aprovação do orçamento de 2025, o órgão não tinha autorização legal para manter os subsídios aos empréstimos.

Ceron explicou que o Tesouro não dispunha de mecanismos para suplementar os recursos e, por isso, precisou informar aos bancos sobre o esgotamento das linhas. O secretário disse ainda que a equipe econômica manteve "diálogos informais" com o Tribunal de Contas da União (TCU) para buscar soluções possíveis.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Tesouro NacionalPlano Safra

Mais de Economia

Governo aponta falta de R$ 10,9 bi para cumprir mínimos de saúde e educação no Orçamento de 2027

Governo cria programa com pagamento extra a servidores para tentar reduzir fila do INSS; entenda

ONU prevê desaceleração na economia mundial em meio às tarifas de Trump

Governo reduz mais de 50% previsão de economia com pente-fino de benefícios previdenciários em 2025