Economia

Mantega defende mais crédito para inadimplência cair

Para o ministro, o spread não limita mais a tomada de crédito no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 20h38.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avalia que o nível de spread bancário não é mais o obstáculo à tomada de crédito no País. Ele acredita que o problema atual é o volume de empréstimo oferecido pelos bancos. "O spread tem que continuar caindo. Ele vem gradualmente caindo, mas hoje não é o spread o obstáculo. O que está faltando é volume de crédito", afirmou a jornalistas na noite desta quarta-feira.

"Se aumentar o volume (de crédito), melhora a economia e cai a inadimplência. Esta é que é a questão. Chega uma hora em que a inadimplência, para cair, precisa de mais crédito. O cidadão que pegou um empréstimo, depois ficou sem crédito para poder pagar a conta. Porque é assim: o tomador paga o crédito tomando novo empréstimo, isso se chama rolagem", disse Mantega.

Segundo ele, o spread atual é bem menor do que era no passado e caiu de 10 a 11 pontos porcentuais, dependendo da modalidade.

O ministro disse que, ao final de 2012, houve uma pequena melhoria na oferta, com um aumento de crédito para pessoa física e jurídica. "Ao mesmo tempo, houve uma diminuição da inadimplência, que é um ponto que os bancos receiam, então a inadimplência também deu uma melhorada. A perspectiva dos bancos é que 2013 vai ser melhor."

Acompanhe tudo sobre:CréditoGuido MantegaMercado financeiroMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSpread

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana