Economia

Mantega vê disposição a investimento em meio ambiente

Mantega afirmou que o encontro de ministros de Finanças do G-20 demonstra que os governos estão dispostos a colocar mais dinheiro nas questões ambientais

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: foi dela a abertura no Riocentro do seminário de ministros de Finanças do G-20 (Antônio Cruz/ABr)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: foi dela a abertura no Riocentro do seminário de ministros de Finanças do G-20 (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 17h00.

Rio - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, abriu no Riocentro na quinta-feira o seminário de ministros de Finanças do G-20 e países convidados. Eles vão discutir o conceito da economia verde e como promover sua implementação. Mantega afirmou que o encontro demonstra que os governos estão dispostos a colocar mais dinheiro nas questões ambientais. A criação de um fundo para financiar o desenvolvimento sustentável, contudo, foi um dos pontos de impasse na Rio+20.

Segundo ele, os países estão começando a deixar para trás formas mais atrasadas de crescimento, que depredam o meio ambiente e pretendem apenas a lucratividade de curto prazo.

Ao citar a estratégia brasileira para implementar o desenvolvimento sustentável, Mantega disse que se baseia em conciliar o crescimento com três eixos: preservação do meio ambiente, inclusão social e redução da pobreza. Ele destacou que, apesar de estar crescendo menos, o Brasil continua gerando muitos empregos e tem usado programas sociais que propiciam renda à população brasileira.

A construção da hidrelétrica de Belo Monte foi exaltada pelo ministro como um exemplo de projeto sustentável, por substituir fontes de geração térmica, mais poluentes. E destacou a política em favor do aumento da produção de etanol e carros flex.

"Mesmo pensando em termos unicamente econômicos temos que preservar recursos naturais, do contrário o crescimento econômico futuro será menor em função da degradação da terra, da água e de outros recursos", disse Mantega.

Acompanhe tudo sobre:GovernoGuido MantegaMeio ambientePersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Marcio Macêdo diz que não há ‘desabono’ sobre conduta de Lupi no caso das fraudes do INSS

Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS

Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é

Governo define regras para uso do Orçamento de 2025 e impõe ritmo mais controlado para os gastos