Economia

Marcelo Castro diz que clima não está bom para votação de crédito extra

Líderes do governo negociam a votação do texto, que precisa ser aprovado por maioria absoluta em sessão conjunta do Congresso

MARCELO CASTRO: senador acredita que não há 'clima' para votação de liberação de crédito suplementar (Roque de Sá/Agência Senado)

MARCELO CASTRO: senador acredita que não há 'clima' para votação de liberação de crédito suplementar (Roque de Sá/Agência Senado)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de junho de 2019 às 17h51.

Última atualização em 4 de junho de 2019 às 18h03.

Brasília — O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senador Marcelo Castro (MDB-PI), avalia que o governo terá dificuldade para aprovar o crédito suplementar de R$ 248,9 na quarta-feira, 5, no colegiado.

"O clima não está bom", disse o senador ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. "Não é só a questão técnica, é a questão política, que tem que compreender", declarou.

O governo pediu a autorização do Congresso para um crédito extra a fim de garantir o pagamento de subsídios e benefícios assistenciais sem descumprir a chamada regra de ouro. "Vou colocar para votar (quarta-feira). Aí vai no voto mesmo", comentou o presidente da CMO. A sessão da comissão está agendada para as 10 horas desta quarta-feira, 5.

Nesta terça, 4, líderes do governo conversam com parlamentares para negociar a votação do texto, que depois da CMO precisa ser aprovado por maioria absoluta, ou seja, por 257 deputados e 41 senadores, em uma sessão conjunta do Congresso, também marcada para esta quarta.

A votação no Congresso, porém, só ocorre após os parlamentares analisarem 23 vetos presidenciais que trancam a pauta. Do total, 13 são do presidente Jair Bolsonaro.

Acompanhe tudo sobre:CongressoCréditoOrçamento federal

Mais de Economia

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron

MP para reativar Plano Safra deve ser publicada hoje ou terça-feira, diz Ceron