EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.
São Paulo, 21 de novembro (Portal EXAME) O mercado hoje deve abrir de olho na divulgação de dados da economia americana. A informação mais esperada do dia é o número de pedidos de seguro desemprego nos Estados Unidos, afirma Fábio Motta, gestor de Renda Fixa da Sul América.
De acordo com Motta, a estimativa do mercado é que o número fique em torno de 395 mil. Caso fique abaixo disso, pode ser um bom indicativo de que a economia americana está registrando um aquecimento , diz Motta. Se isso ocorrer, notícia pode impactar positivamente na Bovespa. Ontem o Ibovespa fechou com alta de 1,16% e voltou a atingir o patamar dos 10.000 pontos.
O mercado também espera mais um dia tranqüilo no mercado de dólar. Pouco a pouco, a pressão sobre a moeda está caindo. Os focos de tensão estão concentrados em dias quando há vencimento de swaps ou títulos cambiais, o que não é o caso hoje , diz Miguel Sano, da Sul América.
Nas operações de swap, o governo geralmente se compromete a pagar aos investidores a variação do dólar e uma taxa de juros determinada. Ontem o dólar fechou cotado a 3,515 reais, em baixa de 1,12%
No cenário interno, o destaque hoje fica por conta da divulgação pelo IBGE do nível de emprego de outubro. De acordo com o BBV Banco, a expectativa é que o índice suba para 8,2%. Em setembro, estava em 7,5% da População Economicamente Ativa (PEA). Mas o mercado já está esperando uma alta , afirma Motta, da Sul América.