Economia

Mercado reduz previsão de expansão do PIB para 2,01% em 2012

Mercado também prevê que o IPCA no final deste ano terá alta de 4,85% e a Selic encerrará o ano em 7,5%

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central: PIB deve crescer 2,01%, segundo relatório Focus do Banco Central (Ueslei Marcelino/Reuters)

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central: PIB deve crescer 2,01%, segundo relatório Focus do Banco Central (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 10h56.

BRASÍLIA - O mercado reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano, a 2,01 por cento, ante 2,05 por cento previstos na semana passada, de acordo com relatório Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira. Foi a nona redução seguida do indicador.

Os analistas mantiveram a perspectiva para a Selic neste ano em 7,50 por cento, enquanto a previsão para a inflação foi reduzida. O mercado agora prevê que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no final deste ano terá alta de 4,85 por cento, ante previsão de 4,93 na semana anterior.

A dificuldade da atividade econômica em deslanchar preocupa o governo e os mercados, e a desaceleração da inflação dá espaço para o Banco Central continuar reduzindo a Selic, já na mínima recorde de 8,50 por cento ao ano.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosMercado financeiroPIB

Mais de Economia

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros

Haddad diz que vê maior 'sensibilidade' de autoridades dos EUA para negociar tarifas com o Brasil