Economia

Mercosul e países do Golfo selam cooperação econômica

Acordo assinado em Brasília é o primeiro passo para a criação de uma área de livre comércio entre os dois blocos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h30.

O Mercosul e o Conselho de Cooperação do Golfo deram o primeiro passo para a criação de uma área de livre comércio nesta terça-feira (10/5), com a assinatura de um acordo de cooperação econômica. O documento estabelece um comitê para estudar as medidas que devem ser tomadas para liberalizar as trocas comerciais entre os dois blocos, compostos por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai (Mercosul) e Omã, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Barein, Catar e Kweit (Conselho do Golfo).

O documento foi assinado durante a Cúpula América do Sul Países Árabes, organizada em Brasília. Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, o acordo é um passo "extremamente importante" para garantir a zona de livre comércio. Amorim afirmou que muitos blocos desejam selar um acordo semelhante com os países do Golfo e destacou o pioneirismo do Mercosul.

No ano passado, o intercâmbio comercial entre o Brasil e os países árabes foi de 8,2 bilhões de dólares, um incremento de 50% sobre 2003. A intenção do governo é elevar esse valor para 15 bilhões nos próximos dois anos.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

China impõe tarifa provisória de 75% sobre importação de canola do Canadá

Alckmin chama empresários para anúncio de medidas em resposta ao tarifaço de Trump

Lula confirma linha de crédito de R$ 30 bi para exportadores afetados pelas tarifas de Trump

Plano de socorro a afetados por tarifaço de Trump será apresentado nesta quarta, diz Haddad