Economia

México quer ganhar novos mercados com tequila

Presidente Peña Nieto espera que em cinco anos a China se transforme no segundo maior importador do produto

Operários na linha de produção de tequila da Don Julio, em Gadalajara (Susana Gonzalez/Bloomberg)

Operários na linha de produção de tequila da Don Julio, em Gadalajara (Susana Gonzalez/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 22h28.

Cidade do México - O México tentará "conquistar novos mercados" com sua bebida mais emblemática, a tequila, e espera que em cinco anos a China se transforme no segundo maior importador do produto, afirmou nesta segunda-feira o presidente Enrique Peña Nieto.

"Se todos fizermos nossa parte estima-se que dentro de cinco anos sejam exportadas cerca de 10 milhões de litros de tequila para a China", disse o presidente mexicano em Guadalajara durante a celebração do 20º aniversário do Conselho Regulador da Tequila.

Se conseguir essa meta, acrescentou, "o mercado chinês seria o segundo de exportação mais importante, atrás somente do norte-americano".

Em agosto de 2013 o país enviou 70 mil garrafas de tequila 100% de agave à China, e, no mês passado, 15 empresas tequileiras visitaram esse país em missão comercial.

O governo mexicano estabeleceu um diálogo constante com os empresários tequileiros para certificar a autenticidade da bebida e preservar a denominação de origem, que tem 40 anos de existência.

Durante o ato, que fez parte de um tour por Jalisco, principal produtor de tequila, o presidente mexicano disse que a indústria tequileira teve um crescimento importante em nível mundial e que em 2013 foram exportados mais de 150 milhões de litros, "o número mais alto da história".

Nas últimas décadas, declarou, "foi possível articular esforços para consolidar a cadeia produtiva do agave e da tequila e com isso agregar valor; e buscamos conquistar novos mercados".

"Quero reconhecer o sucesso que o Conselho Regulador da Tequila conseguiu no desenvolvimento desta indústria orgulhosamente mexicana. Hoje a tequila mexicana chega a 120 países em todos os continentes", comentou.

Durante o ato o presidente recebeu a condecoração "Águia em Voo" do Conselho Regulador do Tequila pelo apoio a esta indústria.

Acompanhe tudo sobre:América Latinabebidas-alcoolicasComércio exteriorExportaçõesMéxico

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron