Economia

Miguel Jorge: crescimento acelerado pode gerar inflação

Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou hoje que o crescimento da economia no primeiro trimestre, de 2,7% em relação ao último trimestre de 2009, é alto e "realmente surpreendente". O ministro disse que um crescimento muito acelerado não só é capaz de gerar inflação, mas também de trazer […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou hoje que o crescimento da economia no primeiro trimestre, de 2,7% em relação ao último trimestre de 2009, é alto e "realmente surpreendente". O ministro disse que um crescimento muito acelerado não só é capaz de gerar inflação, mas também de trazer problemas em logística para o País. Ele lembrou o caso do aeroporto de Manaus, que já não tem mais capacidade de armazenagem na aduana.

Ele, no entanto, não acredita que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic (juro básico da economia), em reunião que acontece hoje e amanhã, será influenciada pelo resultado do PIB. Segundo ele, 80% dos analistas de mercado já previam um aumento dos juros no mesmo patamar da reunião anterior, de 0,75 ponto porcentual.

"Não acredito que o resultado do PIB influenciará a decisão do Banco Central. Talvez dê mais argumentos para que o BC possa fazer o aumento dos juros", afirmou. Para Miguel Jorge, o resultado do PIB divulgado pelo IBGE hoje deve consolidar essa tendência, já prevista pelos analistas, e dar mais tranquilidade para que o BC possa tomar essa decisão.

O ministro também avaliou que a perda de fôlego na indústria em abril, conforme mostraram os Indicadores Industriais divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é resultado da retirada dos incentivos fiscais. "É natural que ocorresse uma redução da produção, o que é desejável neste momento", disse.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoInflação

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron