Economia

Miguel Jorge e Mantega vão debater apoio à exportação

Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse hoje que deve haver ainda esta semana uma reunião entre ele e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir as medidas de apoio ao setor exportador. Miguel Jorge acrescentou, porém, que as medidas não devem ser anunciadas esta semana. O ministro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse hoje que deve haver ainda esta semana uma reunião entre ele e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir as medidas de apoio ao setor exportador. Miguel Jorge acrescentou, porém, que as medidas não devem ser anunciadas esta semana. O ministro confirmou, conforme antecipou a Agência Estado, que as medidas devem englobar uma solução para eliminar os créditos tributários, acumulados na Receita Federal. O pacote, no entanto, só deve trazer uma solução para os créditos futuros. "Nunca trabalhamos em cima dos estoques, porque já sabíamos que seria uma dificuldade grande", afirmou.

Miguel Jorge se reuniu hoje com o ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Reiner Bruderle, para discutir investimentos alemães no Brasil. Segundo ele, foram discutidas as possibilidades de investimentos alemães em obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 e em outras áreas de infraestrutura como na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e nas áreas de petróleo e gás.

O ministro alemão disse que a filosofia do seu país é parecida com a do Brasil e defendeu a necessidade de retomar a Rodada Doha - negociação multilateral para o liberação do comércio. "Precisamos avançar na liberdade dos mercados contra o protecionismo", disse. Ele também defendeu, assim como o Brasil tem defendido junto ao G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), uma regulamentação mais dura do mercado financeiro mundial. Miguel Jorge disse que a negociação para um acordo comercial entre União Europeia e Mercosul deve ocorrer de forma paralela às discussões da Rodada Doha. O ministro disse acreditar em um acordo, mas afirmou que não se deve esperar uma conclusão rápida das negociações.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilAmérica LatinaDados de BrasilComércio exteriorExportaçõesGuido Mantega

Mais de Economia

Dólar fecha com novo recorde na Argentina após derrota eleitoral do partido de Milei

Governo dos Estados Unidos concede visto a Haddad antes da Semana do Clima de Nova York

Em reunião do Brics, Xi Jinping diz que guerras tarifárias 'perturbam gravemente' a economia mundial

SP lança renegociação de ICMS, IPVA, imposto sobre herança e multa do Procon com desconto de até 75%