Economia

Ministro Pimentel se reúne com importadoras hoje à tarde

O ministro do Desenvolvimento vai conversar com o presidente da Abeiva e com representantes da montadora chinesa Chery

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 11h43.

São Paulo* – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, vai se encontrar na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), José Luis Gandini.

O encontro acontece às 16h, na sede paulista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além da conversa com Gandini, Pimentel tem outra reunião agendada para 16h40 com representantes da montadora chinesa Chery, que é associada à Abeiva. Ontem a empresa conseguiu liminar na Justiça suspendendo o aumento da alíquota do IPI para carros importados. Ambas as reuniões foram confirmadas pela assessoria de imprensa do ministro.

Na conversa com Pimentel, Gandini deve argumentar sobre o fato de que a elevação do IPI é inconstitucional. A representante das importadoras de veículos exigem que o governo conceda 90 dias para que elas se adequem às mudanças nas regras.

De acordo com Gandini, caso o governo não mostre flexibilidade para negociar, a entidade recorrerá à Justiça para conseguir o prazo de adaptação. Gandini disse que as importadoras não moverão ação para alterar a alíquota por se tratar de uma reivindicação a ser feita na Organização Mundial do Comércio.

*Texto atualizado às 11h40

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasCarros importadosImpostosLeãoEmpresas chinesasCheryIPI

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro