Economia

Ministros da zona do euro decidem recapitalização bancária

Ministros decidirão nesta quinta quando e como seu fundo de resgate poderá investir em um banco para salvá-lo da falência

Proteção do Euro: líderes da zona do euro querem que o fundo de resgate seja capaz de se tornar acionista em um banco sistemicamente importante (Kai Pfaffenbach/Reuters)

Proteção do Euro: líderes da zona do euro querem que o fundo de resgate seja capaz de se tornar acionista em um banco sistemicamente importante (Kai Pfaffenbach/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 09h57.

Bruxelas - Os ministros das Finanças da zona do euro decidirão nesta quinta-feira quando e como seu fundo de resgate poderá investir em um banco para salvá-lo da falência, um pilar da união bancária considerada como vital para restaurar o crescimento econômico.

Ministros dos 17 países que usam o euro também determinarão as diretrizes sobre com quanto um governo terá que contribuir para tal resgate bancário, quais bancos são qualificáveis e quem perderá dinheiro no processo.

"Alcançaremos uma decisão sobre todos os aspectos da recapitalização direta", disse uma autoridade da União Europeia envolvida nos preparativos para a reunião.

Líderes da zona do euro querem que o fundo de resgate Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês) seja capaz de se tornar acionista em um banco sistemicamente importante, para que o custo de salvar a instituição não recaia apenas sobre os ombros de um governo que pode já estar enfrentando enormes dívidas.

A possibilidade de tal recapitalização direta deve ajudar a alimentar a confiança entre os bancos da zona do euro, encorajando-os a emprestar à economia real e assim impulsionar o crescimento.

As discussões estão ligadas de perto a negociações na sexta-feira, quando colegas de outros países da União Europeia se juntarão a ministros da zona do euro para discutir sobre uma lei mais ampla para resgatar ou fechar um banco em falência.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise econômicaFinançasZona do Euro

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron