Economia

Mujica visitará Venezuela para impulsionar comércio

Montevidéu - O presidente uruguaio, José Mujica, viajará na terça-feira à Venezuela a fim de se reunir com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, num encontro para tentar impulsionar o comércio bilateral. A reunião havia sido marcada originalmente para a semana passada, logo depois da visita que Mujica fez ao Brasil, quando se encontrou com o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 09h07.

Montevidéu - O presidente uruguaio, José Mujica, viajará na terça-feira à Venezuela a fim de se reunir com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, num encontro para tentar impulsionar o comércio bilateral.

A reunião havia sido marcada originalmente para a semana passada, logo depois da visita que Mujica fez ao Brasil, quando se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a data foi mudada a pedido da Venezuela.

O encontro entre Chávez e o presidente uruguaio, que tomou posse no início de março, será realizado na quarta-feira.

"Fundamentalmente nossa intenção (com a viagem) é promover e desenvolver o intercâmbio comercial em matéria de produtos vinculados ao setor agropecuário", disse nesta segunda-feira a jornalistas o ministro do Trabalho do Uruguai, Eduardo Brenta, após se reunir com Mujica e outros membros do gabinete.

Segundo dados da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o Uruguai vendeu o equivalente a 188 milhões de dólares em produtos para a Venezuela, uma queda de 20,3 por cento em relação a 2008.

As importações de produtos venezuelanos para o Uruguai caíram 19,1 por cento, para 524 milhões de dólares em 2009 na comparação com o ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércioComércio exteriorJosé MujicaUruguaiVenezuela

Mais de Economia

As duas áreas com maior oportunidade de disrupção no Brasil, segundo fundadores dos maiores VCs

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias