Economia

Crescem chances de reeleição de Lula

Para o jornal britânico Financial Times, vitórias de Berzoini e de Aldo Rebelo para as presidências do PT e da Câmara, respectivamente, ajudarão o presidente a contornar crise política

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h10.

A vitória de Ricardo Berzoini nas eleições internas para a presidência do PT e a posse de Aldo Rebelo (PC do B-SP) como presidente da Câmara dos Deputados aumentaram as chances de Luiz Inácio Lula da Silva se reeleger no próximo ano, segundo o jornal britânico Financial Times.

Para a publicação, Berzoini será importante para conter as críticas à política econômica de Lula, formuladas pelos membros mais radicais do PT. Outra tarefa fundamental do novo dirigente petista será controlar o desejo dos radicais de aprofundar as investigações em curso na Câmara sobre supostos esquemas de compra de deputados e de financiamento irregular de campanhas. No centro da crise política, está a antiga gestão do PT, composta pelo Campo Majoritário, corrente petista formada por históricos aliados de Lula, como o ex-ministro José Dirceu e o próprio Berzoini.

Candidato preferido de Lula, Berzoini disputa a presidência do partido com o deputado federal gaúcho Raul Pont, da corrente Democracia Socialista. No último boletim parcial de apuração, quando 95,6% estavam contados, Berzoini seguia à frente, com 112 348 votos, contra 105 257 de Pont.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lei da reciprocidade: 'Espero que ajude a acelerar o diálogo e a negociação' com os EUA, diz Alckmin

Governo Lula abre processo para aplicar Lei de Reciprocidade contra tarifaço dos EUA

Quando Trump quiser conversar, 'Lulinha paz e amor' estará aqui, diz presidente brasileiro

Open Finance já tem 70 milhões de contas e avança para portabilidade de crédito, diz Galípolo