Economia

Orçamento sustentável deve ser prioridade, diz Bernanke

Presidente do Fed disse que sanear as finanças americanas deve ser prioridade absoluta do país

"É perfeitamente possível reduzir o déficit e sustentar ao mesmo tempo o crescimento", disse Bernanke ao Congresso (Mark Wallheiser/Getty Images)

"É perfeitamente possível reduzir o déficit e sustentar ao mesmo tempo o crescimento", disse Bernanke ao Congresso (Mark Wallheiser/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 12h51.

Washington - O saneamento sustentável das finanças do Estado Federal americano deve ser "uma prioridade absoluta", disse nesta quinta-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, ante membros da Câmara de Representantes.

Segundo Bernanke, os esforços destinados a devolver ao orçamento uma trajetória viável para o longo prazo não podem conter a reativação econômica em curso.

"É perfeitamente possível reduzir o déficit e sustentar ao mesmo tempo o crescimento", disse Bernanke aos congressistas.

O presidente do Fed afirmou ainda que a economia americana continua sendo vulnerável aos "riscos" ligados à crise da dívida pública na Europa e à desaceleração mundial.

"Apesar dos recentes sinais de melhora, a reativação econômica iniciada no verão de 2009 foi até o momento desesperadamente lenta e por isso será preciso seguir de perto a evolução da situação econômica durante certo tempo", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Endividamento de paísesEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroOrçamento federalPaíses ricos

Mais de Economia

Tebet avalia que café e carne devem ficar de fora do tarifaço de Trump 'por interesse deles'

Comissão do Senado aprova projeto que amplia isenção de IR para quem ganha até dois salários

Após tarifaço, déficit comercial dos EUA cai em junho com a queda das importações

Em meio ao tarifaço dos EUA, Haddad diz que governo dará atenção especial a setores vulneráveis