Economia

Ouro está barato pela 1ª vez desde crise, dizem investidores

Pela primeira vez desde 2009, pesquisa do Bank of America Merrill Lynch com gerentes de fundos mostra que ouro está subvalorizado

Ouro (Getty Images)

Ouro (Getty Images)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 14 de julho de 2015 às 18h00.

São Paulo - O ouro voltou a ficar barato.

É isso que mostra a última pesquisa do Bank of America Merrill Lynch com gerentes de fundos, divulgada nesta segunda-feira.

Pela primeira vez desde agosto de 2009, este grupo considera que o ativo está subvalorizado - ainda que com uma pequena margem de 1%. 

Os contratos futuros de ouro encerraram o pregão de hoje em baixa pela quarta vez consecutiva. O acordo da Europa com a Grécia deixou os mercados menos tensos, o que levou a uma fuga deste ativo.

O ouro costuma ser procurado em momentos de maior risco por ser considerado uma reserva de valor. A tendência é que sua demanda aumente em momentos de turbulência (o que sobe o preço) e caia durante a calmaria (o que o deixa mais barato).

O preço do ouro subiu com a crise de 2009 e chegou a um pico em agosto de 2011. Depois, começou a cair de forma mais acentuada entre a metade de 2012 e de 2013 e desde então tem ficado relativamente estável (veja a trajetória).

André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, explicou recentemente em vídeo da EXAME.com como funciona o mercado de ouro e se ele é um bom investimento.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasOuro

Mais de Economia

Relator diz que Orçamento 2025 deve ser votado pela comissão em 17 de março

Saque-aniversário do FGTS: trabalhadores terão 120 dias para retirar recursos, diz ministro

Empresas privadas lideram comércio exterior da China pelo sexto ano seguido

China impulsiona consumo e abre novas oportunidades para o mercado global