Economia

Padilha: reforma tributária deve buscar maior taxação da renda

Padilha afirmou ainda que a tributação do consumo "impacta a base da pirâmide": "Quem paga mais impostos no nosso país são os mais pobres"

Padilha e Temer: "A verdade é que tributamos muito o consumo e muito pouco a renda e os ganhos de capital" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Padilha e Temer: "A verdade é que tributamos muito o consumo e muito pouco a renda e os ganhos de capital" (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 17h28.

Brasília- O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta quinta-feira que a reforma tributária que o governo encaminhará no segundo semestre ao Congresso deve buscar tributar mais a renda e os ganhos de capital e menos o consumo, em uma tentativa de reorganizar o sistema tributário brasileiro.

"A verdade é que tributamos muito o consumo e muito pouco a renda e os ganhos de capital. Temos que aprender a fazer como fazem os povos desenvolvidos, que tributam mais a renda e os ganhos de capital e menos o consumo", afirmou o ministro em um seminário para gestores da Caixa Econômica Federal.

"Estamos trabalhando para ver o quanto vamos conseguir avançar na reforma tributária já nesta direção, se possível."

Padilha afirmou ainda que a tributação do consumo "impacta a base da pirâmide". "Quem paga mais impostos no nosso país são os mais pobres. É uma deformidade que temos no nosso sistema", afirmou.

Até agora o governo não deu detalhes do que pretende propor do que está chamando de "simplificação tributária".

Quando assumiu o governo em maio, ainda interinamente, o presidente Michel Temer descartou mexer no sistema tributário do país.

Agora, alegando já ter conseguido enviar as reformas mais urgentes - da Previdência e Trabalhista - o governo trabalha para apresentar ao Congresso as mudanças tributárias até abril.

Em seu discurso no mesmo evento, Michel Temer minimizou as mudanças, dando a ela um alcance menor do que Padilha prevê.

"Vamos tentar agora, não vou falar exatamente em uma reforma tributária, mas uma simplificação do sistema tributário, na qual o governo já está trabalhando para que possamos desburocratizar vários procedimentos que trarão agilidade para os investimentos nacionais e estrangeiros no nosso país", disse Temer em discurso no mesmo evento.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosMinistério da Casa Civilreformas

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos