Economia

Países acordam para criar biblioteca global de sementes

O acordo servirá para melhorar as variedades de plantas destinadas à alimentação e à agricultura, informou a FAO


	Sementes: o acordo servirá para melhorar as variedades de plantas destinadas à alimentação e à agricultura, informou a FAO
 (Divulgação via Fotos Públicas)

Sementes: o acordo servirá para melhorar as variedades de plantas destinadas à alimentação e à agricultura, informou a FAO (Divulgação via Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2015 às 19h47.

Roma - Delegados de 136 países aprovaram nesta sexta-feira a criação de uma "biblioteca global" com dados de sementes que servirá para melhorar as variedades de plantas destinadas à alimentação e à agricultura, informou a FAO.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) explicou em comunicado que os países signatários do tratado internacional de recursos fitogenéticos decidiram estabelecer uma porta de acesso à informação sobre este material recopilada nos diferentes países.

O novo sistema de informação global conterá uma "biblioteca virtual de genes que incluirá dados de bancos de sementes, centros de pesquisa e organizações de agricultores", disse o secretário do tratado, Shakeel Bhatti.

Ainda que demore a entrar em vigor devido aos "muitos interesses envolvidos", a iniciativa permitirá facilitar o trabalho dos pesquisadores, que poderão saber onde se encontra a informação que necessitam, segundo a nota.

Até agora, governos e organizações armazenavam o material genético separadamente, sem que houvesse uma porta de acesso única aos dados.

A primeira contribuição ao novo sistema foi feita pelo Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), que cedeu o patrimônio genético de mais de 3.000 variedades de arroz para que esteja disponível ao público em geral.

O conhecimento das sequências do genoma dessas variedades contribuirá para desenvolver cultivos mais sustentáveis e resistentes a pestes, inundações e secas. 

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaGrãosONUTrigo

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron