Economia

Percepção sobre economia puxou queda na confiança

A piora na percepção do brasileiro sobre a economia foi a principal razão para a queda de 6,7% na confiança do consumidor, segundo a FGV

Consumidor compara produtos no supermercado: a proporção de consumidores afirmando que a situação está boa caiu para 6,0%  (Noel Hendrickson/Thinkstock)

Consumidor compara produtos no supermercado: a proporção de consumidores afirmando que a situação está boa caiu para 6,0% (Noel Hendrickson/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 10h43.

Rio - A piora na percepção do brasileiro sobre a economia foi a principal razão para a queda de 6,7% na confiança do consumidor em janeiro ante dezembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual puxou a queda de 8,6% do Índice de Situação Atual (ISA) no período.

A proporção de consumidores afirmando que a situação está boa caiu de 8,7% em dezembro para 6,0% do total em janeiro. Já a parcela dos entrevistados que consideram a situação econômica ruim aumentou de 54,6% para 61,8%, na mesma comparação.

Em relação ao futuro próximo, o indicador de otimismo com a situação econômica nos próximos seis meses caiu de 92,5 pontos em dezembro para 77,6 pontos em janeiro, contribuindo para a deterioração no Índice de Expectativas (IE), que recuou 6,2% no período.

A parcela de consumidores prevendo melhora na economia diminuiu de 23,3% em dezembro para 16,6% em janeiro, ao passo que o grupo que prevê piora aumentou de 30,8% para 39,0% do total.

O levantamento de janeiro abrange 1.820 domicílios, com entrevistas conduzidas entre os dias 2 e 21 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaConsumidoresEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron